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NÃO CONSIGO IMPRIMIR AS ETIQUETAS !!

PARTE 3 : CABO DE COMUNICAÇÃO

CABO DE COMUNICAÇÃO

Considerando o fato de que não conseguimos imprimir uma etiqueta pelo DRIVER, vamos então identificar a PORTA de comunicação e que os cabos que ligam a impressora ao computador estejam bem conectados e​​ operacionais.

Para saber qual a porta selecionada, vá as impressoras instaladas, escolha o driver que utiliza para imprimir e logo:​​ 

ABRIR FILA – IMPRESSORA - PROPIEDADES ​​ 

 

Impressora - Software - Etiqueta - Problemas de impressão - Cabo - Computador

FIGURA 1

No exemplo da FIGURA 1, está na porta Paralela LPT1, identifique conforme a FIGURA 2 o cabo e se estiver bem conectado e não consegue imprimir, troque por outro similar se disponível e tente imprimir novamente a PAGINA DE​​ TESTE.

Impressora - Software - Etiqueta - Problemas de impressão - Cabo - Computador

FIGURA 2

Para aquelas impressoras que estão conectadas na porta USB ainda pode acontecer uma mudança de porta, por ex. alguém que desliga a impressora para conectar o celular na mesma porta.

Ao reconectar a impressora o sistema​​ operacional (por se tratar de PORTA virtual) pode atribuir outro número e/ou ainda instalar outro driver (como se fosse uma nova).

Neste caso, tomando como base a FIGURA 1, teríamos listadas as portas USB1, USB2, etc. para as que teremos que identificar qual é agora a de conexão com a impressora.

Neste caso:

- Se consegue identificar que outro DRIVER foi instalado, localize a PORTA conforme a FIGURA 1 e​​  ​​​​ configure o anterior na mesma PORTA (não esqueça de clicar no ícone APLICAR).

Imprima​​ a página​​ de teste (COMPUTADOR – CABO DE COMUNICAÇÃO 1) e remova o novo DRIVER se tudo estiver correto.​​ 

- Caso não foi instalado ou não consegue identificar o novo DRIVER, mude de PORTA, por exemplo se estava em USB1 passe a USB2 clique no ícone APLICAR e envie uma​​ página de teste; se não sai do SPOOL (COMPUTADOR – CABO DE COMUNICAÇÃO 1) repita o processo (não esqueça de limpar o SPOOL) até que consiga imprimir.

Se ainda não resolveu, temos por último a opção de verificar se a saída do computador está funcionando. Ligue na mesma PORTA onde estava ligada a impressora outro dispositivo (celular, impressora jato de tinta, etc.) e se consegue comunicação e bem provável que a porta da impressora esteja com problema.​​ 

Ainda,​​ se possível, pode tentar em outra porta (desde que tenha outra porta e o cabo), por ex. ​​ se estava utilizando a USB passe para LPT1 e se imprime o problema está na USB da impressora.

(Não esqueça de mudar a PORTA no DRIVER e clicar no ícone APLICAR antes de imprimir)

Se não consegue em outro dispositivo​​ é bem provável que a PORTA do computador este com defeito, desde que​​ seja possível, tente em outra, por exemplo se estava na USB1 passe para LPT1.

 

Para as impressoras que estão ligadas a traves do módulo de rede seja interno ou externo (Print​​ Server), pode enviar ao endereço IP o “PING” par verificar que existe comunicação.

Como faço isso? ​​ 

Vá as impressoras instaladas no computador, escolha o driver​​ que utiliza para imprimir e logo:​​ 

ABRIR FILA – IMPRESSORA - PROPIEDADES (FIGURA 3)

Impressora - Software - Etiqueta - Problemas de impressão - Cabo - Computador

FIGURA 3

No exemplo da FIGURA 3 pode aparecer o IP da​​ PORTA ou o nome que no caso é “Etiquetas_Rede” como TCP/IP Padrão.

Clique em “Configurar Porta” e anote o endereço, que no exemplo é 192.168.0.21 (FIGURA 4).

FIGURA 4

A seguir,​​ na parte inferior esquerda​​ da tela difgite​​ “CMD” para localizar o “PROMPT DE COMANDO” (FIGURA 5)

Impressora - Software - Etiqueta - Problemas de impressão - Cabo - Computador

FIGURA 5

A seguir, e considerando o número IP deste exemplo, digite: “PING 192.168.0.21” (FIGURA 6)

Impressora - Software - Etiqueta - Problemas de impressão - Cabo - Computador

FIGURA 6

Caso tenha como resposta ao comando “Host de destino inacessível”, concluímos que por algum motivo o computador não está conseguindo se comunicar com a impressora pela REDE.

Para resolver, entre em contato com o administrador da rede ou verifique entre outras causas um bloqueio de Firewall, falhas nos cabos, no módulo de rede, em Switch ou nas permissões de usuário na rede.

Obs.:​​ ​​ - A pesar de ser um procedimento um pouco mais demorado, assegura que exista a comunicação  ​​ ​​​​ na rede com a impressora.​​ 

- Alternativamente se tiver outro cabo, por ex. um cabo paralelo (LPT1), mude a PORTA (FIGURA 1), clique em APLICAR, conecte o cabo entre a impressora e o micro e enviei uma página de teste.  ​​​​ 

 

Com isto cobrimos quase a totalidade dos problemas na comunicação COMPUTADOR-IMPRESSORA.

Nos documentos a seguir, detalharemos problemas relacionados com os PROGRAMAS de impressão.

 

Se ainda não resolveu o problema, consulte outras orientações nos tópicos :
Não consigo imprimir as etiquetas !!
PARTE 1 : A IMPRESSORA
PARTE 2 : COMPUTADOR
PARTE 4 : PROGRAMA DE IMPRESSÃO
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