NÃO CONSIGO IMPRIMIR AS ETIQUETAS !!
PARTE 1 : A IMPRESSORA
SE A IMPRESSORA NÃO LIGA
Para as impressoras com fonte externa BIVOLT verifique a chave de seleção; tem que corresponder a alimentação de rede onde está conectada (110VAC ou 220VAC).Para estes modelos pode acontecer que estando a chave 220VAC e a rede for de 110VAC a impressora vai avançar a ETIQUETA e o RIBBON porem nada será impresso.
Nas que a fonte externa for FULL-RANGE (seleção automática), não é necessária esta verificação.
Veja na etiqueta com as especificações da fonte que a tensão de saída seja a especificada para a impressora, por exemplo se a impressora for 24VDC que a fonte também o seja.
Caso a fonte tenha LED indicador de energia, verifique se está acesso.
Nas que tem fonte interna, verifique que esteja ligada corretamente. No caso que seja BI-VOLT a chave de seleção tem que corresponder a alimentação de rede onde está conectada (110VAC ou 220VAC).
Para todas os modelos, ao ligar a impressora os LEDS indicadores de operação têm que ficar acessos.
Caso não aconteça e sabendo que tem energia na tomada tente por último trocar o cabo de força (se for possível) ou a fonte (externa) se tiver por uma similar que tenha certeza que funciona.
Se ainda nada acontece é provável que a impressora e/ou a fonte tenham algum problema.
SE OS LEDs PISCAM NO AVANÇO DA ETIQUETA
Uma das causas para que isto aconteça está relacionada com a falta de ETIQUETA ou RIBBON.
Cada impressora tem uma forma de “avisar” sobre o problema, pode ser por uma ou várias luzes e em aquelas que tem disponível também no display; consulte o manual de operação de cada dispositivo para identificar qual a indicação dos LEDs.
A título de exemplo, a impressora do fabricante SATO-Argox para o modelo OS214 Plus tem dois que piscam em conjunto na falta de ETIQUETAS e de forma alternada na falta de RIBBON.
No caso do sensor de papel, nas impressoras mais simples ele é fixo e nas de médio e alto rendimento e móvel sobre lâminas ou sobre o corpo do chassi.
Para ambos casos, em se tratando de ETIQUETA/TAG, o GAP (espaço horizontal) deve passar pelo sensor para que a impressora identifique a existência de material e o espaçamento entre etiquetas.
Se necessário retire com pincel suavemente resíduos de poeira ou restos de ETIQUETA, eles podem impedir o funcionamento correto.
Verifique também, especialmente na troca de RIBBON, que os dois cortes do túbulo onde foi rebobinado estejam encaixados corretamente nas peças que mantem o avanço de forma contínua.
AVANÇO E IMPRESSÃO DE ETIQUETA DE TESTE
Verifique que os guias laterais de avanço do papel não fiquem soltos ou muito apertados, que o sensor de papel não esteja sujo e em maquinas com sensor móvel que fique posicionado no GAP.
Tome em conta que para a mudança de tamanho de ETIQUETA, a máquina precisa ser calibrada o que pode ser feito na maioria dos casos simplesmente pelo botão de avanço (FEED).
Considere também na troca do RIBBON, que esteja posicionado com o lado da tinta para a ETIQUETA e esticado para que o sensor identifique sua presença.
Partindo da premissa que a impressora está ligada e os LEDs indicam que está em operação, podemos então avançar uma etiqueta (FEED), na operação normal ETIQUETA / RIBBON correm juntos e tudo volta ao normal.
Imprima a seguir uma etiqueta de TESTE ou de CONFIGURAÇÃO; em aquelas impressoras que tem display pelo painel ou consulte o manual de operação.
Este procedimento se for bem sucedido assegura que o RIBBON está transferindo CERA/RESINA (conforme o material da ETIQUETA) sem necessidade do COMPUTADOR.
Jorge Quel
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor
Se ainda não resolveu o problema, consulte outras orientações nos tópicos :
Não consigo imprimir as etiquetas !!
PARTE 2 – Computador
PARTE 3 – Cabo de Comunicação
PARTE 4 – Programa de Impressão
Ou entre em contato direto:
E-mail:[email protected]
Whatsapp: (11) 94060-3249 – Tel.: (11) 3569-9050