O QUE É RIBBON?

RIBBON ou FITA para impressão por transferência térmica, é basicamente um filme de poliéster que tem o lado de contato com a etiqueta revestido por uma “TINTA” que é transferida para a etiqueta pelo calor produzido na cabeça térmica da impressora.

Existem diferentes qualidades de TINTAS que chamamos de formulações, por simplicidade podemos dividir em três grupos: CERA – RESINA – MIXTO

Nas formulações, que são orientadas conforme a sua aplicação, temos variações na quantidade de Cera, Resinas e Pigmentos Corantes compondo grupos de uso:

Ribbon de Cera, Misto, Resina, Resina Têxtil, Coloridos e Metalizados,

Como regra de referência mais não de exclusão podemos mencionar que os de CERA são orientados a papeis, os RESINA a filmes plásticos e os MISTOS para aplicações especiais de papeis ou filmes.

Cabe aqui uma advertência, o conjunto RIBBON, ETIQUETA e IMPRESSORA fazem parte do resultado final definido na relação custo/benefício, velocidade, temperatura e qualidade desejada.

Sendo assim, caso não a atinja, especialmente nos primeiros passos no desenvolvimento de novos modelos de etiquetas, alterações serão necessárias.

Dentro de estas alterações entram a troca de mídia (etiqueta ou ribbon), temperatura, velocidade e impressora.

Formulações diferentes permitem a impressão sobre diferentes substratos como papéis, papéis sintéticos, filmes em geral (bopp, poliéster, polipropileno) tecidos (nylon, tyvek, cetim e poliéster), e metais finos como alumínio.

Ainda, e entrando no mérito do cuidado da impressora, os RIBBONS mais desenvolvidos tem na parte em contato com o cabeçote uma camada chamada de Back Coating que o protege contra riscos proporcionando maior vida útil ao equipamento.

Considerando que para este tipo de impressoras o cabeçote pode representar até 60% do valor da máquina, leve em conta que o BARATO PODE SAIR CARO, utilize sempre os produtos homologados pelos fabricantes de impressoras.

Solicite o relatório de pesquisa para saber qual o seu conjunto perfeito.

E-mail: [email protected] – WhatsApp: 11 9 4060-3249 – Telefone: 11 3569-9050

 

Rolar para cima