MINHA IMPRESSORA DE ETIQUETAS NÃO IMPRIME – PARTE 2.1

Se você tem um a impressora de etiquetas em uso e imprevistamente para de funcionar, seguem aqui algumas dicas de como resolver:

Observações:

  • Cada página relata possíveis causas, navegue interativamente e caso tenha dificuldade ou

dúvidas na interpretação e aplicação, entre em contato direto:

  • Embora as imagens podem não ser as do seu modelo, a referência se aplica a maioria dos fabricantes de impressoras de termo transferência (Zebra-Eltron, Honeywell-Datamax, Sato-Argox, TSC, e outros).

E importante que separe a origem do problema que aqui dividimos aqui em quatro possíveis:

IMPRESSORA
COMPUTADOR – CABO DE COMUNICAÇÃO 1
COMPUTADOR – CABO DE COMUNICAÇÃO 2
PROGRAMA DE IMPRESSÃO
SUPRIMENTOS (ETIQUETAS e RIBBONS)

Identificando o problema ele se resolve ou qualifica de forma mais simples.

Avanço e Etiqueta de Teste:

Verifique que os guias laterais de avanço do papel não fiquem soltos ou muito apertados, que o sensor de papel não esteja sujo e em maquinas com sensor móvel que fique posicionado no GAP.

Tome em conta que para a mudança de tamanho de ETIQUETA, a máquina precisa ser calibrada o que pode ser feito na maioria dos casos simplesmente pelo botão de avanço (FEED).

Considere também na troca do RIBBON, que esteja posicionado com o lado da tinta para a ETIQUETA e esticado para que o sensor identifique sua presença.

Partindo da premissa que a impressora está ligada e os LEDs indicam que está em operação, podemos então avançar uma etiqueta (FEED).

Na operação normal ETIQUETA / RIBBON correm juntos e tudo volta ao normal, caso isto não aconteça, verifique no documento IMPRESSORA possíveis soluções.

Imprima a seguir uma etiqueta de TESTE ou de CONFIGURAÇÃO; em aquelas impressoras que tem display pelo painel ou consulte o manual de operação.

Este procedimento se for bem sucedido assegura que o RIBBON está transferindo CERA/RESINA (conforme o material da ETIQUETA) sem necessidade do COMPUTADOR.

Computador:

Os programas utilizam duas formas de enviar as informações a impressora, direta (Comandos na linguagem nativa da máquina) ou indireta (DRIVER).

A forma direta é mais rápida porem limita seu layout, por ex. no tipo de fontes para as que estão instaladas na impressora.

Se for necessário o uso de fontes especiais ou logos, maior esforço no desenvolvimento do layout será necessário.

Salientamos que cada fabricante carrega um conjunto de Fontes e recursos, isto depende entre outras coisas do tamanho disponível de memória.

Na forma indireta o arquivo e processado por um DRIVER que se encarrega de traduzir o que pretendo imprimir em comandos que a máquina interpreta segundo seu programa interno (firmware).

E um processo mais lento porem facilita, entre outras coisas, o uso de logos e fontes do tipo TrueType.

Verifique no DRIVER que utiliza para imprimir se a impressora não está “Offline” (FIGURA 1) e se for o caso retire a seleção.

FIGURA 1

Os arquivos ficam numa área chamada SPOOL que administra os documentos enviando pela PORTA escolhida a impressora desde que exista comunicação, caso não seja possível se acumulam em pilha.

Um erro muito comum na falta de impressão e insistir enviando outro o que aumenta a pilha (FIGURA 2).

FIGURA 2

Se já efetuou o passo acima (Avanço e Etiqueta de Teste) com sucesso, o problema passa a estar na COMUNICAÇÃO (PORTA da IMPRESSORA ou do COMPUTADOR e o CABO)

Como primeiro passo na identificação, na área de IMPRESSORAS do computador e no DRIVER que utiliza para imprimir as etiquetas, “Abra a fila” e se houver documentos CANCELE clicando o mouse do lado direito (FIGURA 3).

                                          FIGURA 3                                                                                        FIGURA 4

Sem documentos, clique IMPRESSORA-PROPIEDADES-IMPRIMA PÁGINA DE TESTE (FIGURA 4).

Veja que o documento entra e sai do SPOOL e imprime se existe comunicação, sendo assim o computador o cabo e a impressora estão funcionando corretamente, o que leva o problema ao PROGRAMA DE IMPRESSÃO.

Se o documento fica parado como na FIGURA 3, leia o documento:

COMPUTADOR – CABO DE COMUNICAÇÃO 2.2

Ou entre em contato direto:
E-mail:[email protected] – Whatsapp: (11) 94060-3249 – Tel.: (11) 3569-9050

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