MINHA IMPRESSORA DE ETIQUETAS NÃO IMPRIME – PARTE 3

Se você tem um a impressora de etiquetas em uso e imprevistamente para de funcionar, seguem aqui algumas dicas de como resolver:

Observações :

  • Cada página relata possíveis causas, navegue interativamente e caso tenha dificuldade ou dúvidas na interpretação e aplicação, entre em contato direto:
  • Embora as imagens podem não ser as do seu modelo, a referência se aplica a maioria dos fabricantes de impressoras de termo transferência (Zebra-Eltron, Honeywell-Datamax, Sato-Argox, TSC, e outros).

E importante que separe a origem do problema que aqui dividimos aqui em quatro possíveis:

IMPRESSORA
COMPUTADOR – CABO DE COMUNICAÇÃO 1
COMPUTADOR – CABO DE COMUNICAÇÃO 2
PROGRAMA DE IMPRESSÃO
SURPIMENTOS (ETIQUETAS e RIBBONS)

Identificando o problema ele se resolve ou qualifica de forma mais simples.

PROGRAMA DE IMPRESSÂO:

Se consegue imprimir uma etiqueta pelo DRIVER e a impressora continua operacional, podemos ter certeza que a impressora tem o RIBBON e a ETIQUETA bem colocados e que o cabo e as portas de comunicação (Micro/Impressora) funcionam; caso isto não aconteça consulte os documentos anteriores.

Esclarecendo que não existe a melhor forma de imprimir etiquetas a não ser aquela que se adapte à sua condição produtiva- econômica. Não é conveniente o uso de uma impressora dimensionada para 5.000 etiquetas x dia para imprimir 30.000 etiquetas x dia, da mesma forma não compensa pagar por um programa de etiquetas para ter somente 5 modelos.

No relacionado a programas de impressão, podemos destacar duas linhas:

  1. Aquele que permite criar a etiqueta de forma aleatória, tal como um documento de texto:

Desde que tenha instalado o DRIVER você pode utilizar os programas instalados como editores de textos, planilhas, etc. para gerar documentos de impressão no tamanho da etiqueta.

Para este fim é necessário que a impressora seja definida como PADRÃO do sistema de forma a ter acesso as fontes de letras e código de barras.

Não é uma forma muito produtiva já que é difícil o posicionamento dos campos no lay-out e, controle das margens e a atualização entre outros.

Uma forma mais simples e utilizar o programa de etiquetas que a maioria dos fabricantes enviam com o CD que acompanha o produto, por exemplo no caso da linha Zebra temos o Zebra Designer 2, no caso da linha Honeywell Datamax – Sato Argox – TSC o Bartender (produzido pela Seagull).

E simples de utilizar, com eles pode criar uma etiqueta e incluir códigos de barra, textos em campos fixos ou de incremento/decremento, logos, e outros campos (FIGURA 1).

FIGURA 1

Para uso empresarial, tem a desvantagem de ter que salvar os documentos um por um ou de ter que abrir o documento e modificar os campos necessários correndo o risco do erro.

Existem formas pagas destes aplicativos que possibilitam que as informações sejam salvas em BANCO DE DADOS o que facilita o uso por vários setores da empresa no CADASTRO/IMPRESSÃO/GERENCIAMENTO de Modelo/Referencia/Produto.

A QUIÇAR-SUCESSO disponibiliza programas personalizados ao tamanho e lay-out de sua ETIQUETA com acesso a banco de dados de forma gratuita dependendo do volume de compra.

  1. Aquele em que o lay-out da etiqueta faz parte de um aplicativo gerencial:

A impressão fica disponível aos setores da empresa o que facilita a escolha do Modelo / Referência / Produto já que as informações são mantidas em um BANCO DE DADOS.

Tem a dificuldade de que para mudanças no tamanho, campos, etc. o novo lay-out deve ser incorporado ao sistema o que pode trazer um custo, além da demora na elaboração.

No caso do item 2, um recurso que ajuda a entender o fato de que não consegue imprimir, é instalar o aplicativo mencionado no item 1 e fazer uma etiqueta de lay-out similar ao utilizado e tentar imprimir sabendo que o DRIVER está corretamente configurado.

Se o resultado é positivo, e provável que tenha algum problema no programa gerencial, nesse caso contate a sua Softhouse ou o responsável pelo setor.

Não perca nossos próximos posts

Os próximos documentos estarão relacionados entre outros tópicos a:

– Possíveis defeitos na impressão, como por exemplo a identificação/solução de Códigos de Barras que não fazem a leitura.

– Como identificar qual a melhor velocidade para uma qualidade de impressão dependendo dos materiais que utilizamos.

– Como escolher a impressora que atenda a sua necessidade de volume, qualidade, custo, resolução.

– Como fazer da etiqueta um instrumento de venda, marketing, produção, controle de estoque, etc.

 

Enquanto isso, faça como os clientes que compram suprimentos conosco, tenha assistência gratuita sempre que precisar de ajuda, ou uma impressora de back-up se for o caso.

E-mail:[email protected] – Whatsapp: (11) 94060-3249 – Tel.: (11) 3569-9050

 

 

Rolar para cima